Amamentação

Trigêmeos podem ser amamentados no seio, mas dificilmente você conseguirá amamentá-los EXCLUSIVAMENTE no seio, a não ser que pretenda ficar o dia todo nesta função!!

Normalmente, os nenês irão revezar entre mamadeira e seio. Um seio para cada um e o terceiro, na mamadeira. Cada bebê deverá, na sua vez, mamar só numa mama; a outra mama será para o outro bebê.

Exemplo
É fundamental montar uma tabela e anotar o horário das mamadas, quanto tempo cada um mamou, se foi no seio ou na mamadeira e a quantidade, senão você, com certeza, vai acabar confundindo-se. Aproveite a mesma tabela e anote os horários das trocas de fraldas e o que encontram nelas, horário do banho de cada nenê, bem como se estão tomando alguma medicação, assim fica bem mais fácil do que confiar somente na memória.

Data Hora Mamada ML Troca fralda (hora) Banho Medicação (qual e hora) Temperatura (qual e hora)
Bebê 1
Bebê 2
Bebê 3

Bomba para tirar leite: Se você tiver bastante leite poderá tirá-lo e congelá-lo, assim, nos primeiros meses nem precisará usar leite não materno. Principalmente durante a madrugada é difícil dar o seio para os três nenês, você também tem que descansar!! Oriente-se no hospital sobre armazenamento de leite materno.

Prepare as mamadeiras pela manhã para o período de 24 horas deixando sempre 3 reservas em caso de regurgitação ou uma “fome fora de hora”. Depois de preparadas, devem ser armazenadas na geladeira. Não se esqueça de identificar o frasco se algum dos nenês estiver mamando um leite diferente (ex. leite de soja). Esta identificação pode ser feita através da cor da tampa da mamadeira, por exemplo.

Fique sempre atenta às medidas no preparo do leite, o ideal é deixar em um quadro na cozinha ou pregado na geladeira a “receita” com as quantidades certas de leite em pó para o número de mamadeiras a serem preparadas.

Exemplo
Mamadeiras:
Para fazer 6 mamadeiras de 180 ml cada : Ferver 1080 ml de água filtrada. Colocar 36 medidas de leite. Se quiser fazê-las na hora, pode deixar a água fervida em uma garrafa térmica. Se possível acostume-os com mamadeiras à temperatura ambiente.